quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vida Prática em Dublin - Parte 5

O que vamos comer?

Para encerrar este assunto de alimentação, vou falar neste post um pouco mais sobre o que encontramos nos supermercados daqui.
Uma dúvida que sempre amigos brasileiros perguntam é se encontramos tudo que costumamos usar para cozinhar no supermercado, como nosso típico e tradicional feijão com arroz. Sim encontramos, mas com algumas diferenças. O feijão por exemplo temos a facilidade de comprar enlatado, já cozido. O problema é que o sabor não é o mesmo mas com uma boa dose de temperos fica bom sim, ao menos o nosso fica uma delícia e é super prático. Já o arroz tem pouca diferença com o Brasileiro, encontramos de vários tipos. Abaixo a imagem da latinha de feijão que costumamos achar no supermercado:

Aqui na Irlanda, principalmente em Dublin, como já citamos também, recebe pessoas do mundo todo, por isso existem alimentos do mundo todo para se comprar. Existem lojinhas, mercadinhos que vendem produtos típicos de cada região do mundo. 
Outra coisa bacana é a facilidade de encontrar comidas pré prontas, de todos os tipos. Encontramos comida mexicana, japonesa, indiana, massas de todos os tipos, e o que é melhor num preço bem atrativo. Isso facilita bastante. 


Já as verduras, frutas e legumes, por incrível que parece, têm seus preços um pouco salgado. Acredito que seja pelo custo de trazê-los para a Irlanda, visto que não é um país produtor destes produtos.

Uma curiosidade e algo bem legal que a maior rede de supermercado daqui faz, o Tesco, chamada de 
REDUCE. Acontece assim: quando está perto do produto vencer, eles abaixam o preço do mesmo para que venda logo. Mas faço uma ressalva - a data de vencimento aqui é diferente do que temos no Brasil. Aqui os produtos apresentam a seguinte instrução: MELHOR SE CONSUMIR ANTES DE...
Isso quer dizer que se a data do "vencimento" produto está para hoje não quer dizer que amanhã ele estará vencido amanhã. A data indica que a partir desta data é bom você consumir logo pois não está mais garantida a mesma qualidade. Então quando compramos algo no REDUCE, temos mais pressa em consumir.
Um exemplo disso está logo abaixo. Compramos uma torta de maça (produto muito comum aqui) no REDUCE. O preço normal dela era de $ 2,49  e paguei apenas $ 0,50 por esta delícia. E estava muito boa mesmo!


 

Parece brincadeira, mas quer achar brasileiro aqui é ir no supermercado na hora do REDUCE, que acontece na parte da tarde, quando expõem os produtos.
 Imaginem se isso acontecesse no Brasil, quanto desperdício seria evitado? Se você é dono de algum comercio ou conhece alguém propague esta ideia, vai que pega...rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?