domingo, 15 de setembro de 2013

Litoral da Irlanda: Dun Laoghaire e Killiney.

Há um tempinho atrás escrevemos um post sobre nossa mini aventura em Bray, e como vocês já devem saber, como a Irlanda é uma ilha, ainda falta falar muito do seu litoral. São paisagens exuberantes que encontramos aqui, cada uma mais linda do que a outra. Neste post vamos falar de dois lugares fáceis para se chegar, para quem está morando em Dublin como nós, e que nos permite apreciar belezas naturais em um bom passeio.
- Dun Laoghaire: uma cidade que faz parte de Dublin, de fácil acesso e amplo crescimento. Ela tem prefeitura e administração própria. Logo na chegada nos deparamos com seu porto e o prédio de sua prefeitura.

Porto de Dun Laoghaire

                                         Prédio da Prefeitura de Dun Lungaire

O centro da cidade é pequeno, com lojinhas e muitos restaurantes. E como não é novidade aqui na Irlanda, você vai encontrar lindas igrejas. Esta da foto, linda com uma arquitetura medieval de encher os olhos.


A vida marítima faz parte da história do lugar e por onde você anda, encontra memoriais a vítimas de naufrágios que ocorreram em sua costa. Estes da foto encontramos no nosso caminho para o pier, que é um dos pontos turísticos da cidade.








Monumento em homenagem vida naval da cidade.

                                                         No caminho para o Pier.

                                                           Um lindo coreto no Pier

  Terminamos nossa visita com este lindo pôr do sol.

Para chegar a Dun Laoghaire, saindo do centro de Dublin, pode-se usar o Dart (linha que segue para Bray), ou de Bus (7, 7a, 8, 45a, 46a, 59, 75, 111).

- Killiney: Nossa visita foi meio sem querer, na verdade erramos o nome de onde realmente pretendíamos ir e acabamos parando lá. E que linda surpresa tivemos, a apenas alguns minutos de Dublin (pegamos o Dart), chegamos na estação de Killiney, e alguns minutos andando ao Killiney Hill, um parque bem charmoso, destes que vemos em filmes, com pessoas correndo com seus cachorros ou apenas fazendo uma caminhada por trilhas suaves, com um cenário lindíssimo, ao lado da praia. Ele é composto por duas colinas, Killiney e Dalkey Hill, e que juntas demarcam a borda sul da Baía de Dublin e os limites entre o condados de Dublin e Wicklonw. Mas vamos por parte...
Primeiro, chegamos à estação...


Após atravessar a passarela, saímos da estação e seguimos em direção a uma ladeira, que é muito famosa por aqui, pois além de ser um dos acessos ao parque, é a rua onde mora um ídolo do rock, o Bono, do U2, a banda mais famosa da Irlanda.

                                                 Portão da casa do Bono.

 Depois de uns 10 minutos de subida, achamos uma das entradas para o parque. Olhe a foto abaixo e veja se consegue ver a escadaria. É um pouco confuso mesmo, rsrs

                 Uma das entradas para o parque. O começo da escada é ao lado da lixeira.

                Na subida, encontramos o primeiro mirante, que nos deu uma linda vista da cidade e dele já podíamos avistar o Obelisco de Killiney.

Nós no mirante.


                                                 A linda vista que temos do mirante.

                                                                Obelisco de Killiney 

                                       Placa explicando como o Obelisco foi construído.

Depois caminhamos por uma trilha tranquila, alguns degraus no meio da mata e chegamos até a Mina, que é uma área de extração mineral que já faz parte de Dun Laoghaire. No dia em que fomos encontramos alguns corajosos praticando rapel.

                                                           Pessoal descendo pelas pedras.

Escadaria para se chegar às minas.

Havia um outro lado que infelizmente não pudemos visitar pois estava sendo utilizado para manutenção das trilhas. Detalhe... seria aberto um dia depois de nossa visita, rsrs

                                                                    Zona proibida, rsrs

O Parque é grande, comparado aos que já visitamos por aqui, mas pode ser explorado em duas horas de caminhada. Existem mapas de orientação para facilitar a visita, estacionamento e até mesmo um café.

                                                Mapas para orientação dos visitantes.

Antes que eu me esqueça... foi construída uma mini pirâmide, que você encontra logo depois do Obelisco, e subir nela te dá uma outra vista muito legal da cidade.


Em cima da mini pirâmide e atrás um lindo oceano.

                                              Floresta preservada por todo o parque.


                             Thus Flew Daedalus, estátua em bronze de Niall O'Neill.

Enfim, foi um passeio revigorante, tivemos um contratempo com uma chuvinha típica da irlanda, mas nada que atrapalhasse nosso passeio. Recomendo que se vá para fazer um pique nique, ou simplesmente para caminhar e passar momentos sentindo o vento e vendo as belezas que a "Ilha Esmeralda" nos presenteia.
Ah e o que não podemos deixar de citar... entrada grátis!
Se estiver por perto, não deixe de visitar. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?