terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Irlanda e sua riqueza cultural.


Desde criança sonhava com a chance de um dia viajar para o exterior… e lembro que tal sonho foi despertado por uma professora que ensinava português e ingles na sétima série, que sinceramente ela ensinava com tanta peculiaridade que ninguém perdia tempo conversando em suas aulas. Em suas explicações sobre a lingua inglesa fazia menção de suas experiencias de viagens, comidas deliciosas, que conversava com pessoas de outras nacionalidades, gente de todo jeito, roupas estranhas, costumes diferentes, isso tudo soava tão incrível pra mim que eu ‘’viajava’’ em minha mente e pensava sobre um dia que faria o mesmo. Anos se passaram, responsabilidades, trabalho, faculdade… eos sonhos perduravam dentro de mim. Interessante dizer que há coisas que acontecem em nossa vida para nosso crescimento, digo isso, porque estava desanimado da empresa onde trabalhava há quase 12 anos… até que decidi sair da tal empresa, porém ja fazia orçamentos com empresas de turismo e optei definitivamente pela Irlanda, por não haver necessidade de visto e pelo idioma ser a lingua inglesa.

Eu, Paulo, cheguei à Irlanda dia 2 de março de 2011 e pude comprovar que tudo é realmente como minha professora lá da sétima série falava, dessa riqueza cultural, varios idiomas falado pelas ruas de Dublin, capital da Irlanda, gente com cabelos coloridos, dezenas de nacionalidades, roupas estranhas, comida diversas com os mais diversos temperos…  

Mesmo tendo uma boa base da lingua inglesa, quando cheguei aqui, passei ‘’apertado’’ pra entender os irlandeses, o sotaque deles tem uma mistura do gáelico, um antigo idioma local.

 Outra coisa que pude observar que, embora aparentem uma cara de poucos amigos, mas que se abordados, por exemplo, e perguntados sobre alguma informação, os irlandeses mostram educados e gentis e não passam informação errada. Assim que cheguei  fui pra uma república estudantil onde conheci  gente de tudo que é lugar, poloneses, tchecos, espanhóis, árabes, lituanos, venezuelanos, chilenos, italianos, franceses, alemães… galera muito gente boa… e dividiria uma semana depois um flat de 3 quartos com 2 mexicanos, 2 árabes  e 2 brazucas…  e nessa diversidade de nacionalidades pude tirar proveito, não somente no aperfeiçoamento do ingles mas também espanhol e francês e aprendo um pouco a cada dia da maneira de viver, hábitos e costumes com cada pessoa que vou tendo contato. Concluo, nesse curto espaço, por dizer que a diversidade cultural mora aqui, na Irlanda, e sou apaixonado por isso. 

                                                Paulo às margens do Rio Liffey (Dublin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?