sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vida prática em Dublin - parte 1

Olá pessoal!
A partir desta postagem traremos uma série de informações sobre a vida prática na Irlanda.
Nossa intenção é responder questionamentos básicos sobre... Como é a comida daí? É tudo mais barato que o Brasil mesmo? O comércio como funciona? E escolas, faculdades... Enfim, coisas comuns de toda cidade, mas que diferenciam na maioria das vezes com o que vemos em nosso país. E para começar:

Transporte Coletivo.

 

Aqui em Dublin, o transporte é fornecido por uma única empresa, todos os ônibus são de dois andares, atendem à diversas regiões em torno da região central. Possui um site atualizado, com os horários e preços (www.dublinbus.ie). Até ai, nada de muito diferente, mas vamos às curiosidades:

- Pagamento em dinheiro, só com moedas - Verdade! Nem tente entrar no ônibus com uma linda nota de Euro que você não irá conseguir viajar. O motorista, que também é o cobrador do ônibus, só recebe moedas, e o mais interessante: ELE NÃO DÁ TROCO! Como assim? Simples... Se você entrega moedas além do valor do seu trajeto, junto com sua passagem, vai sair um ticket que você deverá levar no ponto de troca da empresa, e assim eles te devolvem as suas preciosas moedinhas que ficaram lá no ônibus. Abaixo tem uma foto com estes papéizinhos:
- Passe ou  ticket, como funciona? - Esta é uma das curiosidades mais legais. Aqui se você é estudante ou cidadão comum e compra um ticket (passe) de passagem num ponto de venda antes do embarque, este ticket te dá o direito de viajar quantas vezes forem necessárias naquele dia, não importando nem ao menos o itinerário.
Imaginem... um estudante que trabalha durante a manhã, estuda a tarde e à noite resolve visitar uns amigos. Ele vai usar apenas uma passagem do seu ticket. Não é muito legal isso? No Brasil ele gastaria, normalmente seis passagens, correto?! 
São várias modalidades de tickets, a pessoa pode comprar para apenas um dia (o custo benefício não é tão grande assim), ou por período (pode ser semanal ou mensal).

- Pontualidade - Já imaginou você estar num ponto de ônibus ai no Brasil, e ficar sabendo em tempo real quanto tempo falta para ele chegar no seu ponto? Parece surreal, mas aqui é assim que acontece. Existe um placar que vai mostrando os itinerários e o tempo restante de espera para o passageiro embarcar. É lógico que isso não está em TODOS os pontos da cidade, mas todos do Centro e em outros pontos de maior movimento. Vejam na foto que legal. Ai você me pergunta... e funciona mesmo? Vou te dizer o seguinte...podem falhar algumas vezes, mas todas as vezes que eu precisei (o que não foram poucas) bateu certinho. Então eu prefiro confiar!
- Lotação - Aqui, como e toda grande cidade existe hora de pico, quando grande parte da população se movimenta da casa para o trabalho e vice-versa. E neste horário, quando volto da escola a pé, observo os ônibus se estão lotados e o máximo que eu já vi foram algumas pessoas em pé, mas lata de sardinha como já vi e vivi, não! Tudo bem que são ônibus de dois andares, mas a logística deles é em função de fornecer um ótimo serviço. Existem vários itinerários e muitos horários.
Bom espero que vocês tenham gostado destas novidades. Dúvidas ou sugestões, podem falar ok? Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?